Aula de pilates para iniciantes

aula de pilates para iniciantes

Hoje em dia, as pessoas não se contentam mais em fazer os mesmos exercícios na academia. O pilates para iniciantes é uma excelente alternativa e tem crescido cada vez mais no país pela satisfação dos alunos com os resultados das aulas.

É possível que você se deparar com diversas opções de academias e estúdios de pilates que buscam ofertar essa prática, como uma forma também de mudar o estilo de vida dos alunos e sua maneira de pensar.

Contudo, alguns princípios e metodologias devem ser estabelecidas pelo instrutor para que essa iniciação seja realmente benéfica e construtiva para o aluno, para que a evolução dos movimentos e objetivos sejam alcançados com sucesso.

Como funciona os princípios fundamentais no pilates

Para começar a entender melhor essa técnica, você deve saber que ela surgiu no início do século XX, através do alemão Joseph Pilates, que hoje é uma referência mundial para a modalidade.

A metodologia é baseada no uso da mente como um instrumento para obter o maior controle do corpo, assim, quando essa conexão é estabelecida, você estabelece a união e o equilíbrio entre esses dois aspectos.

Alguns princípios são considerados essenciais para quem é novato no pilates e pretende continuar praticando os exercícios até chegar em uma fase de extrema evolução:

  • Alinhamento;
  • Centralização;
  • Concentração;
  • Controle;
  • Precisão;
  • Fluidez.

Vale ressaltar que as pessoas que iniciam as suas atividades no pilates devem entender que é um processo gradual, que o tempo e a frequência das aulas que vão dar subsídios para enxergar suas capacidades e forças, como também reconhecer as limitações do corpo.

Outro ponto importante no pilates é que a obtenção de resultados não está baseada na quantidade de repetições e a velocidade em fazer cada movimento e, sim, na capacidade de realizar os exercícios com precisão e controle, no seu devido tempo para alcançar a harmonia entre o corpo e a mente.

Os resultados que o pilates para iniciantes oferece

Quando se inicia alguma atividade física que é novidade, torna-se quase instantâneo já querer ver os resultados, o que não poderia ser diferente no pilates. Mas vale saber que essa não é a proposta principal do método.

Por isso, não comece o pilates pensando que os seus resultados vão ser semelhantes aos de uma academia e que sua musculatura irá ficar altamente tonificada, que em poucos treinos o corpo irá ficar todo definido e você irá perder toda a gordura abdominal. Não é esse o objetivo.

Além disso, os exercícios oferecem um maior resultado quando se engloba um estilo de vida saudável, novos hábitos, comportamentos e a busca por um equilíbrio do corpo e mente.

Quando o aluno novato no pilates tem essa consciência, certamente, os resultados vão ser muito mais satisfatórios e você irá compreender como essa prática é benéfica ao longo prazo.

Conheça a seguir alguns exercícios que fazem parte do pilates:

  • Estabilização dos ombros;
  • Braços alternados;
  • Alongamento das pernas;
  • Patada lateral;
  • Ponte de ombros;
  • Extensão de pernas;
  • Roll Down;
  • Torção.

Agora que você já sabe como funciona as aulas de pilates na teoria, procure uma classe com o acompanhamento de um profissional capacitado e comece a sentir os benefícios da prática no seu dia a dia.

Se você gostou, não esqueça de avaliar o artigo

Avaliação: 5/5 (1 votos)
Por favor, ajude-nos a compartilhar esta página em suas redes sociais para que possamos alcançar mais pessoas que precisam de nossa ajuda nesses temas. Você só precisa clicar em um dos botões abaixo. Obrigado!

Participa, deixe seu comentário

Outros artigos